12 agosto, 2021

E ri-se, Satanás!

 

Peço licença ao poeta Castro Alves e pego do Navio Negreiro essa passagem paradoxal: o riso de Satanás. O anjo caído, no entanto, não ri, porque o riso é próprio de uma verdade compreendida pela inteligência. O demônio não ri desde sua queda, apenas dor, desespero e ranger de dentes. Não se rir no inferno... Claro que o poeta se utilizou de uma figura de linguagem para mostrar a satisfação diabólica diante da cena tétrica do navio negreiro: Senhor Deus dos desgraçados!/Dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura... se é verdade/Tanto horror perante os céus?!

                Qual num sonho dantesco as sombras voam, parece que o demônio está mais solto do que nunca, nesse mar revolto da história, nesses tempos de pandemia e tantos abusos do direito e da justiça, tantas notícias que trazem a glória da infâmia à ordem do dia. As sombras pesadas voam e estendem seu manto atingindo todos os aspectos da vida, atingindo qualquer marca de sacralidade. Nesse mar revolto encontra-se a barca de Pedro, conduzida por um papa, governada por bispos, que estranhamente, em um processo destrutivo, vem apressadamente detonando tudo aquilo que se conheceu como depósito da Fé católica.

                A perda da noção de sacrifício da missa nos conduziu a uma concepção de mundo protestante. O mundo moderno, como reação à ordem intelectual da idade média, da idade católica por excelência, tem na sua base o non serviam luterano. Se hoje existe a revolução comunista, ela é tributária das ideias do monge revoltado. Dessa forma, com o Concílio Vaticano II, em um processo de autodemolição, a igreja foi introduzida na forma mentis protestante. Todos nós católicos que fomos educados e catequizados na igreja pós concílio Vaticano II, somos liberais, não temos a formação católica inteira. Não existe mais a cidade católica, o que existe são sombras do que foi, aqui e ali, na permanência de certas devoções e certos usos que se mantiveram, e a destruição passou pelo espaço físico e foi avançando para as mentes e corações, ou seja, todos somos de alguma forma, revolucionários no cerne de nossa alma. É muito difícil arrancar isso.

                Fico a imaginar um santo como São João Bosco visitando uma das escolas Salesianas de hoje, assistindo a uma missa de algum padre salesiano. Pego o exemplo aleatório de São João Bosco, mas poderia ser qualquer outro santo do passado; ele certamente não iria reconhecer a religião vivida por ele na religião que se apresentaria nesses novos tempos de revolução constante. É outra Igreja, é outro rito, é outra Fé, são outras pessoas. O véu cedeu à calça jeans; o sapato, ao tênis; a formalidade, à irreverência constante; o riso cedeu à gargalhada; o silêncio, ao som frenético da bateria. A missa nova tem no seu cerne o conduto da revolução, basta lembrar daquela música que captou bem a mensagem, música que era cantada por  senhoras nos corais por aí a fora, e não por um jacobino tupiniquim: Igualdade, fraternidade, nesta mesa nos ensinais As lições que melhor educam, na Eucaristia é que nos dais!

                É isso mesmo, é a mesa da revolução, não é mais o altar do Pão dos Anjos, mas Eucaristia se transmuta em semente da mudança, é o instrumento da igualdade, como quis Antero de Quental, no seu poema, no Templo:

O Evangelho novo é a bíblia da Igualdade:

Justiça, é esse o tema imenso do sermão:

A missa nova, essa é missa de Liberdade

E órgão a acompanhar...a voz da Revolução!

 

                A cupidez pelas coisas novas, trouxe a missa nova e, como bem percebido pelo Papa Francisco, não tem como a missa antiga conviver com a atualmente fabricada. São duas religiões diferentes: uma, a missa do altar e do sacrifício; outra, a missa da liberdade, da igualdade e da fraternidade, da destruição do altar, da mesa da comunhão, do órgão a acompanhar a voz da revolução. Essa voz da revolução chegou ao cume da Igreja e fala através do papa Francisco.

 

      Tudo isso para dizer do paradoxal documento Traditiones Custodes, paradoxal como o riso de satanás. Este documento não tem conexão com a tradição e muito menos com a guarda da tradição, é antes de tudo, um tiro sem a alegria do amor, em um segmento que insiste em rezar de um modo antigo e em atender a uma missa que que reside na história bimilenar da Igreja.

                É cediço que boa parte da história da Igreja foi perpassada com o rito romano antigo, apenas para ser didático. Quantos santos, quanta tempestade em torno da missa? Nesse ponto, nunca é demais lembrar a lição dada pelo professor Orlando Fedeli, que consta no livro A Religião do Concílio Vaticano II, publicado pela Flos Carmeli: “ a ciência que mais desperta interesse, no sentido de ser a mais atraente, é a História, porque só nela se encontram Deus, o Mundo e o Eu”. Ora, a missa é um ato que ocorre na História, no tempo, e atravessa todos os tempos; na missa o próprio Deus se faz presente e nos alimenta; alimenta nossa alma. O padre, no sermão, tem na sua matéria esses três interesses: Deus, o mundo e eu. A missa, sendo o acontecimento central da presença real de Deus na história, por uma consequência, como ensinada pelo prof. Orlando Fedeli, é o ponto fulcral, o centro da História. É em torno da missa que se desenvolve o teatro da atuação do homem na história: seja a favor, seja contra. Nosso Senhor disse: Quem não junta, espalha.

                O documento do papa, no dia de Nossa Senhora do Carmo, tomou um lado claro: contra a missa tridentina. Tanto é verdade que o seu efeito prático foi começar a extinguir a missa em locais que outrora estava estabelecida. Apagou-se uma vela aqui, outra vela ali; não se diz mais: Introibo ad altare Dei, os fiéis ficarão sem missa, o padre ficará sem dizer missa. O documento disse claramente que o interesse central é na missa da liberdade e não na missa da caridade. Como não ver o riso de Satanás nesse acontecimento? Como não enxergar um ponto dramático para a história da Igreja, para a História mundial? A quem interessa o fim das missas? Outrora essa missa santificava? Outrora essa missa era a expressão da Fé católica? Não é mais? Não santifica mais? O que foi que se apagou? Será que essa atitude não foi uma vitória parcial das forças diabólicas? Sinceramente, tenho a convicção que sim. O demônio fez a festa em um dia sagrado.

                O ponto central da história, a missa, com todo o seu significado, vai cada vez mais sofrer na sua existência no meio de nós. Aqui e ali vai sobreviver, porém sempre de uma forma precária; entramos em uma fase das mais perigosas e todo o barulho e terror que já foram soltos na história terão agora um reforço chancelado pelo moto próprio papal; talvez comecemos agora um novo ciclo que vai nos exigir mais oração e penitência. O reino da morte cada vez mais avança com seus tentáculos.

                Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me vós, Senhor Deus! Seu eu deliro... ou se é verdade, Tanto horror perante os céus?!...

 

Antônio Manuel, 12 de agosto de 2021.