19 dezembro, 2017

O NAZISMO ERA SOCIALISTA?


INTRODUÇÃO

Boa parte das escolas, dos livros ruins, dos “blogs” e da mídia advoga a tese de que o nazismo, que virou sinônimo de maldade, foi uma doutrina anticomunista, de extrema-direita.

Esta visão equivocada nasceu, obviamente, para proteger o socialismo da contaminação da perversidade do sistema nazista. Afinal, caso se ensinasse que o nazismo foi uma forma de socialismo, muitas pessoas deixariam de ser de “esquerda” e isto não seria nada bom para difusão do marxismo e de suas variantes.

Neste curto estudo, mostraremos que o nazismo foi sim um regime socialista. Faremos refutando as objeções contrárias mais comuns.


Nazismo e marxismo, do mesmo lado da moeda.



Depois mostraremos o verdadeiro pensamento de Hitler em relação ao socialismo.

Lembramos que o nazismo é abreviação de: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

1ª Objeção. A Alemanha invadiu a União Soviética em 1941

Por este argumento, o nazismo não teria sido socialista, pois a Alemanha invadiu a União Soviética stalinista.
Ora, se uma nação socialista não podia invadir outra nação socialista, então, o Vietnã não era socialista, pois invadiu o Camboja em 1979 e a China também não era socialista, pois esta invadiu o mesmo Vietnã no mesmo ano.


Logo, a primeira objeção é falsa.

Ou alguém vai dizer que Camboja, China e o Vietnã não eram países comunistas?

É importante dizer que a Alemanha e a URSS haviam selado o pacto Ribbentrop-Molotov de cooperação, paz e partilha da Europa Oriental, em 1939.

A União Soviética invadiu o leste da Polônia 16 dias após a Alemanha ter invadido. Nesta ocasião e na divisa imaginária entre a Polônia-URSS e a Polônia-Alemanha, soldados soviéticos chegaram a fazer saudação nazista,  e os aliados socialistas trocaram gentilezas e prisioneiros de guerra.

2ª Objeção. O Hitler perseguiu comunistas

Por esta linha de raciocínio, se concluiria que como Hitler perseguiu seus opositores “de esquerda”, ele não era socialista.

Porém, todo regime totalitário persegue indistintamente seus opositores, assim Stalin, Mao, Pol Pot etc. todos eles também perseguiram e mataram socialistas que não concordavam com o regime por eles imposto.

Quem mais matou comunistas na história foram os próprios comunistas. Os capitalistas, muitos deles, financiaram os comunistas e não os perseguiram.

Curioso notar que na “noite das facas longas”, Hitler mandou matar várias pessoas que não eram comunistas, muitos católicos, inclusive.

3ª Objeção. Havia direito de propriedade na  Alemanha

Hitler não estatizou todas as empresas, então não era socialista pois esta doutrina se caracteriza pela estatização completa dos meios de produção, logo o nazismo não foi socialista.

Na realidade, o nazismo controlou e exerceu forte pressão contra a propriedade privada, segundo Pipes (2001, p. 263):

Em um mês de controle do governo alemão, os nazistas suspenderam as garantias constitucionais da inviolabilidade da propriedade privada. (...) nas palavras de um teórico nazista: “propriedade era... não mais um assunto particular, mas um tipo de concessão do Estado”(...) Hitler colocou a questão: “Quero que todos mantenham a propriedade que adquiriram para si conforme o seguinte princípio: o bem comum vem antes do interesse próprio. Mas o Estado deve manter o controle e cada proprietário deve se considerar um agente do Estado... O Terceiro Reich sempre terá o direito  de controlar os donos  de propriedade.

Ainda, de acordo com o mesmo autor:

Eles limitaram os lucros, fixaram preços,as condições de trabalho foram disciplinadas pelo Estado etc. (PIPES 2001, p. 263-264)

Ou seja, as propriedades eram toleradas na Alemanha apenas tendo em vista os interesses do nazismo.

Segundo Goldberg (2009, p. 71):

Na Alemanha, a aristocracia e a elite dos negócios foram, de modo geral, repelidas por Hitler e pelos nazistas. (...) Os nazistas subiram ao poder explorando uma retórica anticapitalista na qual indiscutivelmente acreditavam.

Ainda Goldberg (2009, p. 82), comentando o plano de governo nazista:

O plano do partido nazista envolvia a abolição de renda dos juros, o confisco total dos lucros de guerra, a nacionalização dos trustes, a divisão dos lucros com os trabalhadores, a expansão das aposentadorias por idade, a comunalização das lojas de departamento, a execução de “usurários” de qualquer raça e a proibição do trabalho infantil.

Desta forma, o nazismo era bem adversário do capitalismo, adotava teses bem socializantes na economia.

Lembramos que Lenin formulou a NEP, “Nova Política Industrial”, na qual devido ao fracasso das expropriações iniciais revolucionárias, Lenin permitiu negócios e indústrias privadas, enquanto fossem interessantes para o Estado.

Alguém vai acusar Lenin de ser anticomunista?

4ª grandes empresas internacionais investiram na Alemanha

Bancos e indústrias internacionais, alguns deles americanos, investiram na Alemanha nazista, logo a Alemanha era capitalista, por exemplo: a Ford multinacional investiu lá.

Curiosamente esta mesma Ford investiu na União Soviética stalinista. Ford e Stalin trocaram cartas gentis (Tzouliadis, 2008, p. 330), a biografia de Ford foi muito lida na URSS (Tzouliadis 2008, p. 31). Outros projetos industriais na Rússia também foram financiados por americanos. Isto sem falar no “Lend Lease”, o gigantesco programa de ajuda dos EUA para a URSS durante a 2ª Guerra Mundial.

Stalin era capitalista?

5ª Hitler não defendia o igualitarismo, pois era racista

Hitler achava os judeus inferiores e quis exterminar (e exterminou muitos) inválidos, doentes mentais etc.

Logo não podia ser “igualitário”.

Porém, Hitler sim defendia um tipo de igualitarismo (ver no próximo item).

E Marx também era racista contra os negros, mexicanos e indianos (Josias p.102-108). Ele apoiou os Estados Unidos contra o México, na guerra entre estes dois países, pois julgava os mexicanos inferiores.

É próprio dos socialistas, o ódio, seja de classes, seja racial.

Alguns pensamentos de Hitler
O próprio Hitler disse:

"Meu socialismo é outra coisa que o marxismo. Meu socialismo não é a luta de classes, mas a ordem (...) Eu vos peço que leveis convosco a convicção que o socialismo, tal qual nos o compreendemos, visa não à felicidade dos indivíduos, mas sim a grandeza e o futuro da nação inteira. É um socialismo heróico. É o laço de uma fraternidade de armas que não enriquece ninguém e põe tudo em comum" (Adoph Hitler, apud Hermann Rauschning, Hitler m´a dit, Coopération, Paris 1939, p.  201). [1]
Ainda mais:

 "Eu aprendi muito do marxismo, e eu não sonho esconder isso. (...) O que me interessou e me instruiu nos marxistas foram os seus métodos [Exatamente como disse o marxista Boff: que ele aproveitou o método marxista] (...) Todo o Nacional Socialismo está contido lá dentro (...) O nacional socialismo é aquilo que o marxismo poderia ter sido se ele fosse libertado dos entraves estúpidos e artificiais de uma pretensa ordem democrática" (Adolfo Hitler, apud Hermann Rauschning, Hitler m´a dit, Coopération, Paris 1939,  pp.211- 212).[2]
 Segundo Goldeberg(2008, p. 72), Hitler desprezava a burguesia, os tradicionalistas, aristocratas, monarquistas e todos aqueles que acreditavam na ordem estabelecida   

Veja esta outra definição de Nazismo feita por Hitler:

     "É por isto que lhes digo que o Nacional Socialismo é  um socialismo em devir, que não se completa nunca, porque seu ideal se desloca sempre" (Adolfo Hitler, apud Hermann Rauschning, Hitler m´a dit, Coopération, Paris 1939,  pp. 214).

Pontos coincidentes do nazismo e do socialismo de índole marxista-leninista:

- Restrição da propriedade privada;
- Racismo;
- Visão totalitária;
- Busca do “novo homem”;
-Ódio contra a Igreja Católica;
- Visão religiosa de Estado forte (de vertente hegeliana);
-Igualitarismo comunitário;
- Forte comando e controle sobre as massas;
-Aversão ao livre mercado;
-Combate ao pensamento oposto;
-Mentalidade de extermínio;
-Espera de uma sociedade perfeita (utópica ou milenarista).

CONCLUSÃO

Ao contrário do que reza a lenda, o nazismo era socialista. Hitler junto com Stalin e Mao foram os maiores tiranos da história, responsáveis por dezenas de milhões de mortes.

Estavam do mesmo lado da moeda.

Marcelo Andrade



BIBLIOGRAFIA

- Josias de Paula Jr. Estudos de Sociologia, Rev. do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 16, n. 2, p. 97 – 113.  http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/viewFile/118/107
- PIPES, Richard. Propriedade & Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001)
- GOLDBERG, Jonas. Fascismo de Esquerda. Rio de janeiro: Record, 2009
Tzouliadis, Tim. The Forsaken. Nova York: Penguin, 2008.



[2] idem