16 maio, 2016

Aula sobre Martinho Lutero


Conforme noticiado, esteve em Recife o Prof. André Melo, e aqui ministrou o dia todo de aula, somente sobre a figura macabra de Martinho Lutero.

As inscrições tiveram que cessar, por causa do afluxo de pessoas que se interessaram pelo tema. O nosso próximo evento, assim esperamos, almejamos consertar as falhas e oferecer possibilidade para que mais pessoas possam assistir e se juntar a nós.



A aula começou por volta das 8:30h e terminou por volta das 17:30h, com intervalos para coffee breaks e conversas que orbitaram sobre o protestantismo e a crise da Igreja. 

Um ponto curioso notado pelo professor é que os protestantes não exibem a história do fundador do protestantismo. De fato, é com grande dificuldade que se acha biografia completa sobre o monge revoltado. O que explica a omissão é a própria vida e os escritos do heresiarca. Martinho Lutero, como ele mesmo dizia em suas cartas, era glutão, bêbado e preguiçoso. Suas teses foram derrotadas nos debates públicos que tiveram na Alemanha e se firmaram através da trapaça e de apoios políticos de alguns nobres da Alemanha.

Infelizmente será lembrado pela sua revolta injustificada e assim vai se sedimentando uma mentira que já dura séculos. Se na Alemanha houve nazismo, deva-se, antes de tudo, àquele monge que odiava os pobres (que ele chamava de monstro de várias cabeças) e seu rechaço doentio ao judeu. Lutero ajudou o mundo a ficar mais parecido com o "pai da mentira".