09 março, 2016

A seita delirante dos Mórmons (PARTE I)

Você provavelmente já se deparou em algum momento da sua vida com um desses rapazes de aparência estrangeira, traje social, crachá e livro na mão. Usualmente as pessoas se referem a eles como “mórmons”, apesar de esta não ser a forma como eles preferem ser chamados. São os membros da “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. Logo de início, pelo título que se dão percebe-se a pretensão dessa seita maluca: ser a congregação dos escolhidos pelo criador na “plenitude dos tempos”. 


Bom, para compreender melhor a origem desta sandice é necessário remontar o contexto na qual ela nasceu.
Voltemos, pois, aos Estados Unidos da América no início do século XIX. Pela história sabemos que a independência ianque se deu no fim do século XVIII, e que a ocupação do continente norte-americano se deu inicialmente na costa leste. No século XIX é que se dá com maior expressão a expansão território adentro, a chamada “Marcha para o Oeste”.

Além disso, convém recordar que os EUA foram uma nação erguida sobre duas colunas (dois velhos inimigos da verdadeira religião): a maçonaria e o protestantismo. Justamente dessas duas colunas advém dois valores que foram fundamentais na gênese dessa doutrina absurda, evidenciando o quão desastroso pode ser a incorporação desses numa sociedade. A liberdade religiosa tão cara à maçonaria e o livre exame das sagradas escrituras, uma das bases da heresia protestante, foram os ingredientes formadores daquela nação.

Nesta época, encontramos uma miríade de seitas protestantes espalhadas pelo território norte-americano por entre as quais ganhava destaque uma corrente teológica denominada “reavivamentismo”. O reavivamentismo é marcado por manifestações de carismas, visões sobrenaturais, locuções interiores, todo tipo de fenômeno místico (leia-se histérico) que possa arrecadar o máximo de atenção e dividendos possível. Uma espécie de pai do pentecostalismo moderno.



Neste contexto em 1805 nasceu o pretenso profeta, Joseph Smith. Um indivíduo desprovido de qualquer erudição, dotado de problemas neuropsiquiátricos. Possuía por vezes crises epilépticas, às quais atribuía as revelações sobrenaturais que usualmente recebia. Segundo o próprio, em 1820, em meio a uma fervorosa oração, teria recebido a visão de “Deus Pai e Deus Filho” e a eles teria perguntado qual das igrejas ate então existentes era a verdadeira... A reposta foi “Nenhuma”.  Três anos após essa fatídica visão, o profeta teria recebido a visita de um anjo, Moroni o seu nome. Moroni teria lhe anunciado a existência de um livro escrito em lâminas de ouro que se ajuntaria à Bíblia como um complemento da revelação.

Este livro estaria escondido em uma colina (surpreendentemente) próxima à cidade onde residia Joseph Smith. Chegara a plenitude dos tempos, portanto, o profeta estaria sendo convocado para estabelecer a verdadeira igreja através do conteúdo sagrado destas lâminas. O livro estaria em um idioma muito ancião, de entendimento impossível, mas o profeta não teria que se preocupar, pois estariam também escondidas conjuntamente, duas lentes dotadas de poderes sobrenaturais que permitiriam ao profeta traduzir cada sílaba para o inglês moderno.  Entretanto Moroni ainda ordenou que tudo isso somente poderia acontecer quando se passassem quatro anos... O que foi fielmente atendido pelo humilde Joseph Smith, que suportou esse longo período na consciência de ter sido o fiel escolhido por Deus, no mais abnegado silêncio.


Em meio a toda esta fantasia, vamos aos fatos. Em 1830 sem que alguém jamais houvesse visto as tais lâminas de ouro, Joseph Smith publicou o “Livro de Mórmon”. Quando pressionado sobre a inexistência das benditas lâminas, afirmou que ao término da tradução o mesmo anjo Moroni as teria recolhido, e apontou três testemunhas que teriam visto as sagradas palavras. Curiosamente, os três senhores que juraram ter visto a revelação divina na plenitude dos tempos, passado algum tempo, abandonaram a seita.

O chamado “Livro de Mórmon” possui um conteúdo tão distante da realidade, que causaria enorme inveja a qualquer escritor romântico do mesmo século XIX se fosse tomado apenas como mais uma obra literária. Mórmon seria o ultimo dos profetas do povo Nefita, que vivera por volta do ano 400 D.C. nos EUA, e recebera a missão divina de deixar o relato a respeito da existência de um povo escolhido que vivera neste território...

Em breves linhas, a origem do povo Nefita se deu a partir da viagem de Lehi, um judeu escolhido por Deus que viajou numa embarcação juntamente com sua família e um punhado de seguidores, do Oriente Médio para a América. Chegando nesta terra longínqua, estabeleceram-se e prosperaram. Após a morte de Lehi, Deus escolheu Nefi, filho mais novo de Lehi como sucessor, e, por essa razão, gerou um espírito de revolta em Laman, filho mais velho. Formaram-se dois povos que viveram em guerra constantemente: Nefitas e Lamanitas.

Os nefitas obtiveram sucesso, e receberam (nada mais, nada menos que) a visita de N.Sr. Jesus Cristo ressuscitado, afim de fundar entre eles a sua verdadeira Igreja, nos mesmos moldes da  que havia fundado na Palestina, isto é, com apóstolos, profetas, evangelistas e etc. Aparentemente, a Igreja fundada em Jerusalém havia fracassado e se corrompido, por isso, a necessidade de estabelecê-la numa outra sociedade. Tragicamente, Nosso Senhor erraria por uma segunda vez, pois após duzentos anos de prosperidade, o povo nefita se corrompeu e acabou perdendo espaço para os lamanitas, que se degenerariam nas tribos indígenas selvagens que seriam encontradas pelos colonizadores ingleses séculos depois...


Apenas estas informações desprovidas de qualquer racionalidade seriam suficientes para identificar o embuste barato que o falso profeta gostaria de propor. Entretanto, em razão desta seita ter acumulado consideravelmente bens e seguidores ao longo destes duzentos anos de existência, faz-se necessário apontar alguns pontos problemáticos em meio a todo este delírio.

O chamado “Livro de Mórmon” relata que Lehi havia encontrado “a vaca e o boi, o burro e o cavalo” assim que chegou ao continente americano. Ora, isto é completamente impossível, todos estes animais não são nativos desta parte do mundo, e somente apareceram nela com a chegada dos colonizadores, milênios depois. Em adição, este mesmo livro, está repleto de citações retiradas da Bíblia de King James (1611), da Confissão de Fé de Westminster, do Livro Metodista de Disciplina e possui até mesmo uma citação de William Shakespeare (Sim, o dramaturgo inglês que viveu entre 1564 e 1616).

É bem verdadeiro que Joseph Smith tinha uma amizade com um pastor ex-campbellista, especializado em reavivamentismo e astuto citador das Sagradas Escrituras, o sr. Sidney Rigdon. Juntos, formariam um par perfeito para fundar uma seita protestante. De um lado a memória prodigiosa de Rigdon, do outro os problemas mentais de Smith. O resultado dessa soma grotesca é um livro recheado de estórias malucas, repleto de citações protestantes, supostamente descoberto por um louco varrido que imputava um misticismo aos seus respectivos surtos.

Para impulsionar a sua religião, Joseph Smith, valer-se-ia um pouco mais tarde de outras fontes de fé para os “santos dos últimos dias”. Indo além da Bíblia e do “Livro de Mórmon” , merece menção um reunido de escritos apócrifos de Moisés e Abraão denominado “A pérola de Grandes Preços” e uma revelação privada ao profeta que ficou conhecida como “A Doutrina e os Pactos”.

Em “A Doutrina e os Pactos” a insanidade mórmon fica expressa de modo ainda mais claro. Joseph Smith é apresentado como o profeta da plenitude dos tempos, que fundará a verdadeira igreja nos EUA, preparando uma Sião Americana na qual Nosso Senhor Jesus Cristo estabelecerá um governo milenar no seu Segundo Advento... Ora se nos Estados Unidos, surgiriam o McDonald`s e a Coca-Cola por que também não a verdadeira Igreja? Onde mais poderia Nosso Senhor estabelecer o seu reino, senão “in the land of the free, and the home of the brave”?


Voltando a história... Em 1830 com a publicação do Livro de Mórmon, Joseph Smith começaria a sua empreitada na cidade de Palmyra, NY. As doutrinas pregadas pelo profeta não eram bem recebidas por muitas pessoas. Em virtude disso, por diversas vezes, Joseph e seus seguidores mudariam de cidade fugindo da hostilidade dos anfitriões. Interessante notar que a cada troca de cidade caminhavam sempre em direção à pouco habitada costa Oeste. Passaram por Ohio, Missouri, até chegarem a Nauvoo (“Belo Lugar” em hebraico) no estado de Illinois.
Em Nauvoo, a poligamia pregada e praticada pelo profeta, gerou enorme revolta dos habitantes locais, causando a prisão Smith. Enquanto ele aguardava julgamento, a população não se conteve, invadiu a prisão e o fuzilou. Em 1844, morria o profeta da plenitude dos tempos, Joseph Smith. (Trataremos com mais detalhes da poligamia pregada pelos mórmons mais a adiante.)

Com o falecimento de Smith, Brigham Young foi o nome do eleito à sucessão do profeta. Diante tantas confusões na costa leste dos EUA, o novo líder da seita tomou uma sábia decisão do ponto de vista estratégico: marchar para o Oeste. Dessa forma, os “santos dos últimos dias” chegariam ao distante estado de Utah, onde às margens do lago salgado fundariam Salt Lake City. Longe da civilização, e estabelecidos em uma região que se tornaria um entreposto comercial entre Leste e Oeste, os mórmons teriam amplo espaço para prosperar; e assim aconteceu...

Em Salt Lake City, construíram o grande templo, desenvolveram-se enquanto povo e deram para a seita uma identidade própria, ainda que pitoresca. Às custas do comercio e das ricas minas da região, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias teve amplo crescimento econômico. Até hoje, sua zona de atuação não se limita ao âmbito religioso; possuem, por exemplo, ações no mercado financeiro. 

Salt Lake City, UT

É importante salientar, que nem todos os mórmons aderiram à seita liderada por Brigham Young. Como era de se esperar de um ambiente protestante, após a morte de Joseph Smith, vários outros membros se levantaram afirmando que seriam os verdadeiros sucessores do profeta. Tais informações teriam recebido (surpreendentemente) também através de revelações místicas privadas, e arrebataram consigo alguns grupelhos de fiéis. Entretanto, como os liderados por Young representam a maior parte dos seguidores, até os dias atuais,  permaneceremos focando nesta congregação.


Referência Bibliográfica:
RIMBAULD, Pe. Leslie. Os Mórmons. Santa Cruz – Editora & Livraria, Brasil, 2016.