10 janeiro, 2016

ÚLTIMA PALESTRA DO ANO


O ano de 2015 foi bastante concorrido de atividades para a Associação Dom Vital e assim esperamos que 2016 traga novos desafios e eventos.

Antes de fechar as portas do ano velho, Regina Zucchi, da Associação Montfort, veio ao Recife e nos brindou com excelente palestra sobre a Opus Dei, baseada no livro de John Allen Junior.

De alguma forma a palestra de Regina, também do site www.paramentos.org, conecta-se com o tema geral do primeiro congresso Montfort que foi realizado em abril de 2015 aqui em Recife e tratou dos movimentos direitistas.

Interessante perceber como a Opus Dei tem linguagem similar com grupos como a TFP, por exemplo, e utiliza-se de termos simples para dar um novo sentido através de uma linguagem cifrada. Para dar um exemplo, na Opus Dei, quando um novo membro está para ser admitido, diz-se que ele está "apitando", o que denota que está apto para fazer parte daquela grei.

Uma das informações mais surpreendentes e causa espanto é que os diretores espirituais dos grupos são leigos, e não padres, e seus dirigidos tem a obrigação de falar para esses diretores absolutamente tudo relacionado à sua vida, de forma que, há um controle total sobre o indivíduo.

A Opus Dei busca que o seu membro seja muito bom naquilo que ele é. Se é um advogado,que seja um excelente advogado; se uma política socialista, que seja uma excelente política socialista, como Ruth Kelly Maria, do Partido Trabalhista Britânico, o que demonstra que não estão seriamente preocupados com a questão doutrinária ao admitir em seus quadros uma socialista.