25 dezembro, 2015

NOVENA DE NATAL SEGUNDO O MÉTODO DE SANTO AFONSO DE LIGÓRIO

Como de costume, a Associação Dom Vital fez a novena de Natal segundo o método de Santo Afonso de Ligório. Desde o dia 16 de dezembro até o dia 23, tinham-se encontros para recitar o terço e ler as meditações escritas pelo grande santo.

Além de dar glória ao nascimento do Menino Jesus, meditando o divino mistério da Encarnação do Verbo, a novena é um momento de congraçamento onde nos reunimos com as famílias dos membros da ADV e confraternizamos regado a boa conversa, lanche e descontração.
    Esse ano, em especial, o primeiro dia da novena contou a participação do Pe. Mathieu Raffray, superior do Instituto do Bom Pastor para a América Latina, e do diácono José Luiz Oliveira, também do mesmo Instituto, que estavam de passagem por Recife.

Congresso Arte e Anti-arte no Recife

foto com os congressistas e palestrantes

Deu-se no sábado e domingo, 21 e 22 de novembro de 2015, no CECOSNE, Madalena, aqui na capital pernambucana, o primeiro congresso da Fraternidade São Mauro e da Associação Dom Vital, com o interessante tema Arte e Anti-Arte.

O evento contou com a participação de palestrantes vindos de São Paulo sob a batuta do Pe. Edivaldo Oliveira.

A abertura da programação se deu com a palestra do prof. André Melo com o tema Igualdade e Desigualdade - a Igualdade como causa formal da Revolução-Rebelião contra Deus. O assunto atraiu o interesse de todos e foi uma provocação intelectual, visto que somos adestrados a considerar a igualdade como um bem absoluto e incontestável.
Prof. André Melo palestra

O prof. André provou com argumentos e demonstrações que Deus criou e pôs ordem em todas as coisas com desigualdade e que esta desigualdade causa beleza em virtude de sua ordem intrínseca.

O conceito do bem absoluto da igualdade, segundo o professor, foi difundido através da Revolução Francesa e logo atingiu vários saberes humanos, como a arte, e por fim na própria religião, causando a desordem social que assistimos nos dias de hoje.

Em seguida o Pe. Edivaldo discorreu sobre a contemplação da beleza e seus atributos. Aqui o sacerdote se valeu do ensinamento dos gregos e de santo Tomás de Aquino para retrazer o ensinamento esquecido das regras da beleza e sua contemplação.

A terceira palestra foi da profª Ivone Fedeli com o tema da Revolução Gnóstica da arte e demonstrou como os inimigos de Deus se utilizam das diversas formas de  artes para corromper e desviar os indivíduos aprenderem amar o feio e a desordem.

acepipes da palestra da degustação
Já entrando pela noite o prof. Marcelo Andrade, já conhecido em terras pernambucanas, com sua palestra sobre degustação e metafísica, trouxe esse singular e inovador assunto, ao convidar Santo Tomás de Aquino a fazer parte da mesa e ensinar como a alimentação é arte, como na alimentação tem total analogia com Deus e a salvação das almas. Vale lembrar que a palestra de Marcelo foi comestível e se serviu na ocasião vinho jerez, torradas e azeite.

No dia 22 de novembro, no domingo, a profª Laura Palma discorreu sobre as três revoluções que passaram pela arte. Inspirada em trabalho do prof. Orlando Fedeli, a profª Laura provou que a arte passou pelas segui
ntes etapas revolucionárias: revolução contra o verdadeiro, a beleza e o bem. Por fim passou um audiovisual fazendo uma comparação entre a arte e a anti-arte.

O congresso contou com a participação de público, em sua maioria, jovem, e sedento por conhecimento, que não seja a mesmice enfadonha de uma filosofia relativista e sem sentido. Perguntas interessantes partiam da plateia, que interagiu com os palestrantes em um descontraído almoço e ao fim, na palestra da degustação.

Como forma de agradecer o congresso, no fim de tudo, o membro da Associação Dom Vital, Antonio Manuel, recitou uma poesia composta pelo poeta Ecleston Melo, que fazia um resumo poético do evento.

Fácil é a compreensão
D´uma arte quando é bela
Não tem nenhuma querela
É o que agrada a visão